quarta-feira, 6 de julho de 2011 | By: Doracino Naves

No caminho da festa tem uma cisterna

Atropelo o tempo montado na pressa dos dias globalizados. Depois que me engracei com o jornalismo não tenho tempo para as coisas que gosto de fazer. Por exemplo, uma boa pescaria com os amigos de outrora. Continuo um idealista incurável. Por isso apresento o melhor da minha alma nas inquietações dos outros. Trago o universo dentro de mim; vivo e sofro com o coletivo. Hoje, sem descuidar das cogitações do meu espírito preocupado, o centro das minhas atenções, junto com a família, é a cultura e o jornalismo. Adeus maçonaria!

            Creio em utopias, inclusive num grande projeto de Deus: o homem. O bom sujeito, como a mangaba, só dá frutos a certas alturas. Dizem também que a folha da mangaba  é afrodisíaca. Luiz Baiano, um andarilho que empreguei como caseiro numa pequena chácara na Vargem Bonita posava de conquistador. Sua paixão, além da cervejinha, era a Gercí.  Por causa dela arrastava as asas de galo.

             Patrão, o cangote branquinho dela é branquinho.

             Ela era a mulher do dono da venda na beira da estrada. Luiz passava mais tempo lá do que na chácara. O mato crescia, o cachorro latia e ele nada fazia. Assim passava o tempo. Por causa da sua lerdeza resolvi endurecer. Para vencer na vida tinha que trabalhar mais.

             Patrão, sou um homem do mundo. Já vivi em muitos lugares desse Brasil gigante. Não vou ficar preso aqui por muito tempo, por isso não vou polir as minhas grades. Quero me libertar da prisão da rotina dos lugares. Um dia vou embora com Gercí, aquela do cangotinho branco.

             Fiz cara de zangado. Ele nem ligou para a o que lhe falei. Continuou seu blá-blá-blá...

            Sabe, patrão, a minha meta na vida é não vencer. Se eu vencer me realizo. Se isso acontecer, paro de andar. Gosto de caminhar solto pela vida. Não sei onde será o ponto final da minha história. Os lugares para mim são estações para alcançar outras paragens.

            Calei-me diante dessa maneira de pensar. Mais tarde, depois do seu banho com cheiro de Leite de Rosas, me pediu dez reais para ir à festa de São João na venda do Pato Rouco, do outro lado do córrego Sapé. Isso foi numa sexta-feira à noite. No domingo, ao pôr do sol, ele não tinha voltado. Esperei até dar sono. Dormi preocupado. Na segunda-feira, pela manhã, quando já saía  para trabalhar ele apareceu sujo e arranhado. Nada de grave.

             Patrão, o senhor nem imagina o que me aconteceu. No caminho da venda tinha um buraco de cisterna seca. Caí nele e lá fiquei sem jeito de sair porque era muito fundo. Já estava pertinho da festa. O pior foi ouvir a as risadas de Gercí e não vê-la; enterrado vivo num buraco qualquer. Deu fome, senti frio e fiquei apavorado pensando que não seria encontrado vivo. Para o senhor não duvidar de mim olha aqui os dez reais que me deu. Agora de manhã Zé do Leite ouviu os meus gritos e jogou uma corda. Foi assim que consegui sair daquele lugar.

           Havia inocência na voz em Luiz Baiano; alma quase pura. Isso me comoveu  a ponto de aceitar o seu modo de vida.
          O matagal continuaria a crescer sem ele capinar. A melhor saída seria arrumar outra pessoa para fazer o serviço e deixá-lo livre para cortejar a sua amada. Voltei mais cedo nesse dia.

           Luiz! Ô, Luiz Baiano! Cadê você? 

           Bati à porta do quarto. Silêncio. Um calango apressado estala as folhas secas da guapeva do quintal.  No alto, a sabiá tagarela.    

            O vizinho, fofoqueiro, dá a notícia:

            Luiz Baiano fugiu com a dona Gercí. Deixou o marido e os filhos. Foram embora na sua carroça.

          Nem liguei para a carroça e o cavalo pangaré. No íntimo desejei que fossem felizes.  Luiz continuou sua aventura pelo mundo; destino penoso e lerdo.
          Alguma coisa misteriosa e distante - transcendental - o chama.    


           Doracino Naves, jornalista; diretor e apresentador do programa Raízes Jornalismo Cultural, PUC TV, sábado, 12h30. Escreve aos sábados no DMRevista.            

0 comentários:

Postar um comentário