sábado, 12 de abril de 2014 | By: Clara Dawn

Oração à Loja

Os poetas, as crianças e os loucos reinventam o mundo a partir do nada. Gosto de loucos porque fazem o que os outros julgam impossível. Às vezes penso que o Criador age no espírito quando ignoramos os limites da vida terrena; aí Deus permite vôos mais ousados. Antes do nada existia Deus que fez o Big Bang e agora cuida da sua expansão; o Antes e o Depois é Deus. Ele é a causa e o efeito de tudo; o Senhor do tempo inexorável.
Falando assim, eu me lembro da Oração à Loja que escrevi há cerca de quinze anos, hoje decifrada nas lojas das três principais obediências maçônicas do Brasil. 

Oh, Senhor, Causa do Mundo, abençoa minha loja!
Seja ela um oásis onde todos os maçons encontrem harmonia e paz; onde todos os irmãos encontrem hospitalidade, compreensão e bons exemplos; onde a fraternidade seja para a edificação mútua; onde a boa vontade e a alegria sejam uma lareira aconchegante.


Oh, Senhor Deus e Grande Arquiteto do Universo abençoa e ilumina minha loja!
Seus alicerces sejam fundados no Teu amor e as paredes e colunas, respaldadas com tijolos da Tua verdade, que é a única e real proteção. Que os mestres sejam caminhos de abertura à Tua luz e à prática de Teus ensinamentos maravilhosos.


Oh, Senhor, abençoa minha loja!
Seja ela um modelo vivo da maçonaria universal, repleta de paz, como Tu criaste, em cujo progresso devemos decididamente colaborar.


Oh, Senhor Jesus, abençoa e conduz minha Loja!


Tua amorável presença ilumine cada canto, cada símbolo e inspire nossos amados irmãos, onde quer que estejam e em tudo que fizerem afim de que possamos entoar o Teu amor em todas as nossas reuniões.


Oh, Espírito Santo do Senhor, abençoa minha loja!
Restaura-a para que ela se torne, cada vez mais, uma fonte de inspiração divina, com característica verdadeiramente Cristã.


Na maçonaria abraço a concepção filosófica teísta que define Deus como o Ser Supremo. Essa orientação vem do conceito ritualístico que escolhi; o Emulação (no Brasil rito de York), praticado pela Grande Loja Unida da Inglaterra. Da forma como acontece nas relações entre as pessoas, convivo com gente de todas as crenças: os que creem em Deus; os que não creem e os indecisos que acreditam que a vida é obra do acaso.

Então, na maçonaria, além da crença teísta, coabitam as mesmas correntes do pensamento mundano: os agnósticos dizem que Deus não existe; os deístas - uma espécie sempre em cima do muro - afirmam que o Grande Arquiteto do Universo é Deus(?). Também não aceitam nenhuma revelação divina; o que exclui Jesus Cristo. Releia este parágrafo para compreender a razão das diferenças filosóficas da maçonaria e entender como pensam os maçons a respeito de Deus.

Essa é a conclusão após estudos e pesquisas da história da maçonaria operativa, da especulativa e dos rituais em uso na maçonaria universal. Declaro-me teísta-cristão e, ao contrário dos deístas, e o Deus de Abraão, Isaac e Jacó é o Grande Arquiteto do Universo.

Creio, poeta Valdivino Braz, que somente Ele é capaz de inventar essas bolas chamadas planetas e estrelas flutuando no céu eterno.  

Doracino Naves, jornalista; diretor e apresentador do programa Raízes Jornalismo Cultural (WWW.raizestv.net). Escreve aos sábados no DMRevista.      

0 comentários:

Postar um comentário